MUDANÇA

 29 de abril de 1985 foi meu último dia de trabalho no IPD/CTEx em Guaratiba.  Era uma segunda-feira e foi uma despedida melancólica.  Ao descer do ônibus que transportava o pessoal do CTEx pela via Grajaú-Jacarepaguá, eu levava nas mãos uma sacola de couro com meus últimos pertences e uma sensação estranha de deixar para trás algo que já estava me fazendo mal havia algum tempo.  Eu gostaria muito que tivesse dado certo mas eu tinha visto o suficiente para saber que não daria.

Eu ganhava muito pouco.  Era obrigado a dar aulas à noite na Universidade Gama Filho, para poder sustentar minha família (meu primeiro filho estava com 2 anos).  Tinha que viajar, todos os dias, 3 horas (ida e volta) através de estradas sinuosas que estavam prejudicando minha saúde.  E, principalmente,embora eu gostasse do que fazia, não via nenhuma perspectiva para aquilo.  Na verdade, parecia um tipo de terapia ocupacional.

Não sei como aguentei tanto tempo.  Acho que foi na expectativa de que ainda poderia, de alguma forma, continuar trabalhando naquela área e contribuir com o país.  Até que a oportunidade apareceu.  

No ano anterior, havíamos recebido a visita do Major Chaves (hoje Brigadeiro aposentado) do IAE (na época Instituto de Atividade Espaciais).  Tratei de pegar o contato dele e lhe escrevi uma carta (hoje seria um zap) dizendo do meu interesse pela área espacial e da minha disposição em mudar para São José dos Campos. 

Em dezembro de 1984 fui visitar o IAE para uma entrevista.  Viajei de ônibus à noite para chegar em São José pela manhã bem cedo.  O ônibus foi assaltado na baixada fluminense (com direito a tiro e agressões aos passageiros).  Se eu fosse supersticioso diria que era para não ir pra lá.  Mas eu estava muito determinado e aquele episódio não me abalou em nada.  A entrevista foi um sucesso e o Major Chaves me alertou que eles também estavam com salários baixos mas que, em breve, sairia uma nova tabela salarial.  Quando então ele entraria em contato.

Foram 4 longos meses esperando a ligação do Major Chaves.  Enquanto isso eu já havia feito entrevistas com outras empresas e estava quase fechando com uma empresa chamada Hidrologia (acho que não existe mais). 

Meu primeiro dia de trabalho no IAE foi em 6 maio de 1985.  A alegria era imensa e gastei aquela semana conhecendo as pessoas e o trabalho que era feito, além de fazer os exames médicos admissionais.

Um mês depois trouxe minha mudança com esposa e filho e aconteceu um momento bem especial.  Nós havíamos carregado o caminhão com a mudança e ele partiu.  Fomos almoçar, nos despedimos dos parentes e partimos.  Encontramos com o caminhão de mudança na subida da serra das araras e buzinei para ele.  Expressei em voz alta: ali vai toda nossa vida - que será que o futuro nos reserva ?  Sim eu havia deixado tudo para trás em prol de um ideal.  Eu queria trabalhar no programa espacial.

Apesar dos muitos problemas que tive que enfrentar nos 30 anos seguintes, não me arrependo nenhum pouco.  Foi a decisão mais acertada da minha vida.  Minha vida mudou para muito melhor em todos os sentidos.  Minha carreira decolou.  Conheci o mundo.  Visitei lugares que eu apenas ouvia falar.  A qualidade de vida que tenho hoje é de primeiro mundo.

Decisões de mudança são sempre difíceis pois só conhecemos o que se passou e não o que está por vir.  A boa decisão é aquela que é embasada por critérios sólidos e fundamentais – que não mudam com o tempo.  São aqueles critérios que consideramos inegociáveis.  É preciso também coragem pois, sem ela, seremos eternamente militantes imaginários. 

Gosto da ilustração: 5 sapos em um tronco, 3 decidiram pular, quantos ficaram no tronco ?   5.  Eles só decidiram mas não pularam.

Eu decidi e pulei.

“Saiba que são suas decisões, e não suas condições, que determinam seu destino.”  Tony Robbins

Comentários

  1. Se mudar algumas palavras/nomes, se tornará a história por traz da vida de muitos outros engenheiros brasileiros que decidiram trabalhar com pesquisa.
    Esta realidade difícil, ao menos, permite destacar de longe quem faz aquilo por paixão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO