Começam os problemas

O projeto Roland ficava do IPD situado no forte São João – Urca, RJ.  Entretanto, todo o material do sistema de armas havia sido instalado no Campo de Provas da Marambaia, mais de 60 Km do IPD.   Isso implicaria viagens diárias de Kombi que pegava cada funcionário para levar e trazer da Marambaia.  Eu passava de 3 a 4 horas por dia dentro da Kombi e, no máximo, 7 horas de trabalho, numa semana de 4 dias. Isso porque a Marambaia ficava muito longe, então faziam o expediente maior que 8 horas de segunda a quinta e não havia expediente na sexta-feira.  Como nós éramos ligados ao IPD que tinha outro expediente, então havia uma intercessão de expedientes.  Quando não havia expediente no IPD não trabalhámos, por sermos funcionários do IPD.  Quando não havia expediente na Marambaia não trabalhávamos por não podermos ter acesso ao Campo.  Soma-se a isso, duas vezes por semana havia educação física de 1 hora. 

Resultado é que tínhamos em torno de 26 horas de trabalho por semana e eu me perguntava como poderia desenvolver um projeto nesses termos.   Um esforço enorme para pouca produtividade.

Eu era jovem cheio de energia e vontade de fazer alguma coisa.  Não poderia desperdiçar tempo.  Como não havia expediente na sexta-feira, comecei imediatamente a fazer créditos no mestrado do IME. 

Comentários

  1. Você conhece algum centro de P&D onde a internet é desligada as 19h e só é religada as 7h do dia seguinte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wladimyr quando comecei no IAE em 1985 eles desligavam o computador main-frame às 18:00 e religavam às 8:00 do dia seguinte.

      Excluir
    2. Waldemar, quando ligaram o nosso CLUSTER pela peneira vez, o então chefe de divisão saiu correndo pra minha sala, pra me chamar sobre o absurdo de deixar aquele equipamento ligado fazendo barulho. O engenheiro da SGI depois me confessara que pela expressão e saída intepestiva do chefe na mina direção, achou que naquele momento ele seria preso. O chefe ainda exigiu que eu desligasse a máquina todos os dias pela manhã e só podia ligar depois do expediente. O detalhe que a máquina ficou exposta, fora de um cubículo que eu tinha designado pra ela por uma questão de capricho dele.
      Como disse o Márcio há pouco pra mim quando lhe repassei seu blog - "Triste Bahia? Se for pra escrever todas as lambanças, vai faltar terabytes"

      Excluir
  2. Lembro que em um instituto que trabalhei tinha um período do ano que os servidores deveriam trabalhar meio expediente em alguns dias da semana. Minha memória é muito ruim, então não lembro mais como fazíamos nesse período.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO