Sabe Tudo

Esse episódio veio de outro leitor deste blog, que chamarei de Camboja.  A história é completamente semelhante às vividas por mim.  Mais uma vez, incentivo aos leitores que quiserem contribuir que mandem os seus “causos”.

Num país longínquo, o Brazuquistão, um órgão estratégico do governo desenvolveu, tempos atrás, um equipamento de alta desempenho, com seu software crítico utilizando Linux/C++.  O equipamento foi utilizado em vários locais com sucesso. Após uma década de bons serviços, iniciou-se a atualização tecnológica do equipamento, com o objetivo de pelo menos triplicar seu desempenho.

No meio da atualização, um novo chefe foi nomeado para esse órgão.  Tinha titulação de alto nível, porém de uma área diferente daquela em questão – software.  Resolveu se intrometer no processo, dizendo então que o software deveria ser refeito em Java.  Argumentando, com a pose de quem sabe tudo, que "ninguém mais usa C++". 

Para quem não conhece o assunto, basta dizer que Java e C++ são linguagens de programação com características de desempenho diferentes.

A equipe técnica argumentou que isso implicaria em começar do zero um produto em relação a outro produto já maduro, qualificado e testado em campo.  Além do mais, isso aumentaria os custos do desenvolvimento.  Sem contar nos riscos de falha, inerentes ao processo de qualificação de qualquer produto.

Os argumentos não comoviam o chefe sabe tudo, que volta e meia ameaçava obrigar a conversão.  Não sei como acabou essa história, que pode estar se arrastando até hoje.  Só sei que em maio/2020 ocorreu o lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX, e foi veiculada a informação de que todo o sistema de navegação usa Linux/C++.  Muito triste saber que a NASA e a Space X usam ainda um software que "ninguém mais usa".  Precisam vir urgente ao Brazuquistão se atualizar.  Talvez contratar o proeminente chefe que sabe de tudo.

É recorrente a presença de chefes que chegaram à posição de chefia por outros critérios que não a competência para aquela função.  Sua posição de autoridade é confundida com conhecimento de causa e capacidade infinita em qualquer assunto.  Sem nenhum pudor escancaram idiotices e interferem nos processos de forma danosa.  Isso só acontece porque, no serviço público, não sofrem as consequências das tolices que fazem.

Comentários

  1. Este Novo chefe é mais um dos indivíduos que merecem a indicação ao Prêmio IgNobel,

    O IgNobel é um prêmio dado em uma cerimônia anual, no mês de setembro, na Universidade de Harvard, aos autores de pesquisas, experimentos e outras atividades inusitadas, nas diversas áreas da ciência.

    O lema do evento é "primeiro fazer as pessoas rirem, e depois pensarem" .

    Exatamente como neste caso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Hadassa. Até que poderíamos indicar o dito cujo para o prêmio IgNobel.
      Entretanto, minha proposta aqui é chamar a atenção sem represálias. Tenho que manter o sigilo dos personagens.

      Excluir
    2. Ignobel é de "Inganador"?. Infelizmente ja' tive varios superiores e colegas Enganadores!!!

      Excluir
  2. Já passei por essa experiência. Felizmente essa experiência foi bem curta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO