Gente Perfeita
Em 1975 quando eu ainda estava na graduação, como parte do treinamento militar, passamos alguns dias em uma escola de Guerra Química na EsIE. Basicamente era para aprender a lidar com explosivos. Foram dias inesquecíveis e algo, em especial, me chamou a atenção. Na fachada do prédio principal havia uma inscrição: AQUI SÓ SE ERRA UMA VEZ. Isso foi motivo de muitas piadas, pois logo concluímos que ali era um lugar de gente perfeita. Afinal quem errou, não estava mais ali – ou morreu ou estava incapacitado.
Essa frase até hoje ecoa em
minha mente, não apenas com seu sentido original – que todo o cuidado deveria
ser tomado ao lidar com explosivos, pois errar significava morrer ou matar
outros – mas, principalmente, pelo fato de como as pessoas lidam com seus
erros.
Existem pessoas que não
admitem que erram, principalmente quando estão em cargos de chefia. Aprendi até uma frase jocosa que dizia: chefe não
erra, as vezes se engana e sempre por culpa do subordinado.
Até entendo que alguém em
cargo de chefia tenha vergonha de admitir que erra porque talvez ache que deva
manter a pose de perfeito. Mas esse
fenômeno, não é apenas de chefia, é bastante generalizado. Muitos, não apenas não admitem o erro, até se
sentem ofendidos por terem um erro apontado.
Normalmente tenta-se arranjar uma desculpa (esfarrapada) ou atribuir a
responsabilidade a outrem.
Depois de tanto comentar casos
assim, meu filho me deu uma camiseta com a cara do Homer Simpson onde está
escrito: a culpa é minha e ponho ela em
quem eu quiser.
Tem gente ainda pior. Aqueles que não se importam em errar e ainda
dizem: fiz e daí? Claro que esse tipo de
gente só se cria em um ambiente de total impunidade, onde nada se é cobrado/responsabilizado muito menos punido.
De minha parte, vejo que a
possibilidade de consertar o que se errou, é uma grande benção. Só assim é possível o aperfeiçoamento. Se só for possível errar apenas uma vez, não
há possibilidade de se aprender com os próprios erros e assim evoluir. Nunca tive problema em admitir um erro, especialmente
se for um erro técnico. Normalmente
agradeço a quem me o aponta.
Certa vez um diretor
administrativo reclamou que eu havia encaminhado um documento de forma errada
(ele não disse qual era o jeito certo e continuei não sabendo). Eu respondi: Coronel, eu as vezes erro mas
estou sempre tentando acertar.
Acabei declarando a essência
de todo profissional sério. As vezes
erramos, mas estamos sempre tentando acertar.
Além disso, usamos nossos erros como mecanismo de melhoria e
aprendizado.
Esse processo é continuo e
permanente. Não faço parte do grupo de
gente perfeita, estou em aperfeiçoamento.
Estou na versão 4.3 e fazendo pequenas atualizações diariamente.
ResponderExcluirLevo essa frase .. chefe nunca erra, se engana somente... como um tipo de piada...
Mais um texto q vale os minutos! Obrigada!
Passei a ter subordinados a cerca de 30 anos atrás !!
ResponderExcluirNunca tive problema p assumir meus erros (plural) e ainda sempre incentivei aqueles que erraram a acertar .Acho que sempre fui um bom instrutor !Valeu pelo tema !
Estas pessoas sofrem de superioridade ilusória." - E quanto maior seu desconhecimento sobre seus erros maior a probabilidade de atribuírem a culpa aos seus subordinados e assumirem os acertos e soluções, que nem de longe colaboraram!
ResponderExcluirMuito importante a pessoa assumir seus erros e buscar não cometê-los novamente. Contudo, nesses tempos competitivos realmente é cada vez mais frequente ver o cara que usa como mantra o "a culpa é minha e ponho ela em quem eu quiser".
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