Estratégia Invertida

Em 1983, houve um evento preparado pela FINEP, que financiava o projeto ATTMM onde eu trabalhava.  Esse evento reunia todas as instituições da área de defesa que tinham projetos que estavam sendo financiadas pela FINEP.  O objetivo do evento era avaliar o andamento dos projetos.  Cada gerente de projeto deveria apresentar seu projeto e o estado em que se encontrava.

Participei do evento com muito interesse.  Durante um intervalo, pude conversar com um engenheiro que trabalhava no IPqM em um projeto para se propunha produzir girômetros mecânicos do tipo Dry-Tuned.  Ele me descreveu a real situação do projeto.  Haviam construído um prédio, importado equipamentos caríssimos, mas não havia ninguém para operá-los, pois todos haviam saído do projeto, devido aos baixos salários.  Ele mesmo, já estava demissionário aguardando o aviso prévio.

Aquilo me deixou muito triste e perplexo.  O que teria acontecido?  Na minha inexperiência (afinal eu ainda não tinha 5 anos de formado) eu achava que tudo se resumia aos baixos salários.  Entretanto, o tempo mostrou que não.

Eu deixei o CTEx, em 1985, ainda em construção.  Tive a oportunidade de retornar lá em 1989, para assistir um curso dado pela EAI (Eletronic Associates Inc.) sobre simulação híbrida.  Meus antigos colegas quiseram me mostrar como havia ficado o CTEx e me levaram para um ligeiro “tour”.  Novamente me deparei com algo surpreendente.  Me levaram a um prédio novo, totalmente equipado com computadores de última geração, entre outros equipamentos.  Com um detalhe – não havia ninguém dentro.  Tiveram que conseguir uma chave para abrir a porta do prédio, para que eu pudesse visitá-lo.  Pude então perceber que, o que eu havia ouvido falar em 1983, estava se repetindo diante dos meus olhos.

No início da década de 90 fui convidado pelo CNPq para fazer parte da análise de uma proposta de projeto como consultor ad-hoc.  O projeto tinha exatamente o mesmo objetivo daquele de 1983.  Seu cronograma propunha fazer o tal sensor em 3 anos.  Sendo que os 2,5 primeiros anos seria para construir as instalações e comprar os equipamentos (de novo – só que em outro lugar) e, efetivamente, produzir o sensor em 6 meses. Então perguntei ao pesquisador que seria o chefe-técnico do projeto: quantos girômetros você já fez até hoje ?   Nenhum, foi a resposta. 

Incrível!  Na minha opinião tal desenvolvimento levaria em torno de 5 anos e ele pretendia fazer em 6 meses sem jamais ter feito algo semelhante.  Ele não tinha a mínima idéia do que estava propondo.

Repetia-se novamente a estratégia invertida: primeiramente prédios, depois equipamentos e finalmente gente.  Será que é tão difícil de perceber que pesquisa se faz com GENTE ? Gente usa equipamentos.  Esses, por sua vez, poderão precisar de algum prédio especial.  Inverter a ordem não produzirá nada a não ser prédios vazios com equipamentos de centenas de milhares ou milhões de dólares desperdiçados.

Em se tratando de instituições públicas, isso pode ser entendido pela legislação.  Comprar equipamentos é o mais fácil, basta ter dinheiro.  Construir prédios dá mais trabalho legal.  É preciso mais que projeto e dinheiro.  São necessárias outras autorizações.  Já contratação de pessoal mais parece ter saído de uma obra de Kafka.

A dinâmica do desenvolvimento científico no Brasil, tem seguido essa estratégia invertida há décadas.  Se quisermos ser um pais realmente relevante, precisamos usar a estratégia certa.

Comentários

  1. Falta estratégia, falta politica de estado. As coisas começam e nunca terminam. Me lembra uma frase que li uma vez em uma revista. Não basta apenas ter iniciativa, precisamos ter também a acabativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO