Guará

 Essa história não é sobre um lobo e sim sobre um avião.  Seu projeto foi feito por grande especialista em aeronáutica e que havia falecido.  Um empresário do ramo aeronáutico soube de projeto e negociou seus direitos da viúva.  Até então, existia um protótipo iniciado e abandonado em um hangar no CTA.  Diferentemente da maioria dos empresários que conheço, que esperam que o governo financie seus desenvolvimentos, esse empresário, do próprio bolso, finalizou o protótipo do Guará.

Depois de idas e vindas e reuniões intermináveis a procura de um possível cliente a aeronave foi apresentada a academia da forca aérea em Pirassununga. A aeronave foi disponibilizada para voo para os instrutores.  O feedback foi excelente pois a aeronave sendo muito mais leve que o T-25 permitia até 3 manobras antes de atingir a altitude de segurança.  Isto significava economia de custo e tempo consideráveis para instrução.  Guará, segundo os pilotos que o testaram, tinha um desempenho superior aos aviões utilizados por eles.

Com tal aval, nosso amigo empresário procurou então financiamento público para construir uma fábrica para o Guará.  Foi orientado a procurar a SUDENE que era um órgão público destinado ao financiamento de projetos que trouxessem prosperidade à região nordeste.

Ele foi conversar com um superintendente da SUDENE e lhe explicou seus planos de construir uma fábrica de aviões no local (BELÉM do Pará) que fosse determinado e que isso traria grande prosperidade à região tanto financeira como tecnológica.

O superintendente foi bastante assertivo: quanto custa essa fábrica? – perguntou ele.  5 milhões (de dólares) foi a resposta.  Qual não foi a surpresa do meu amigo com a tréplica:  coloque, então 15 milhões.  5 para mim, 5 para vc e 5 para a fábrica!!!

O empresário tentou argumentar em prol da fábrica, qual seria o apoio a ela.  Nenhum, será problema seu, se não der certo feche.  O financiamento você pode pagar com títulos podres do próprio governo.  Compre os títulos no mercado pelo que valem e pague ao governo com o valor de face (relação de 1 para 100).  Como esse meu amigo é um empresário honesto a conversa terminou ali mesmo e o Guará virou um sonho do passado.

Tenho ouvido, atualmente, críticas aos empresários corruptos que mamam no governo.  Para começo de conversa, é fundamental saber que não existe empresário roubando o governo sem o conluio de agentes públicos.  No caso descrito a iniciativa partiu do agente público que só estava lá para roubar.  Não havia mínima preocupação com o povo.  O empresário em questão seria mais uma vítima da corrupção institucionalizada mas ele teve caráter de não aceitar.

O caminho natural seria denunciar tal canalha mas o sistema protege o próprio sistema e nosso amigo empresário entraria numa lista negra e possivelmente não teria mais contratos com o governo.

Quando eu mesmo fui gerente de um grande projeto de pesquisa – o Projeto SIA – para evitar esse tipo de assédio grampeei meu próprio telefone e fiz bastante propaganda disso.  O objetivo não era flagrar alguém e sim evitar que me assediassem.  Mesmo assim cheguei a sofrer algumas ameaças por não aceitar as propostas indecentes.

Precisamos passar o Brasil a limpo, dizer não à corrupção é fundamental pra termos o país que desejamos.

Comentários

  1. Belo exemplo de que corrupção não ocorre sem o conluio duas partes

    ResponderExcluir
  2. Por essa e por outras que o Brasil não decola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam." Martin Luther King

      Excluir
  3. Está é uma das pandemias que não se pode acabar sem vacina! Mata mais que o Covid e se espalha muito mais rápido. O problema é que a vacina não vai dar “lucro”.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse exemplo, pois muitas pessoas só colocam a culpa nos empresários, quando a corrupção só acontece quando as duas partes concordam. Cada caso de corrupção deve ter 2 punidos, o corruptor e o corrompido. Ninguém é obrigado a se tornar corrupto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO