LIMPANDO A ÁREA

 A subdivisão de controle era dividida em 4 seções : pilotagem (da qual eu era chefe); guiamento; sistemas inerciais e software.  Periodicamente o chefe da subdivisão fazia reuniões com os chefes das seções para planejar e avaliar o andamento das atividades.  Eu me sentia incomodado com as atitudes do chefe da seção de sistemas inercias o Tenente Embromélio (nome fictício).  Embromélio tinha sido transferido de outro instituto e me parecia que não tinha a mínima vontade de estar ali.  Sempre que era sua vez de falar das atividades correntes de sua seção, ele criticava de forma grosseira a própria divisão por, segundo ele, nunca ter dado a ele as especificações do que ele devia fazer.  Em outras palavras, ele cobrava para não ser cobrado e nunca apresentava nada.

Eu achava ridículo que um engenheiro formado no ITA tivesse tal conduta.  Mas como ele não era responsabilidade minha, eu me mantinha calado.

Já na seção de software havia o Cristaldo (nome fictício) um tecnólogo de informática.  Na época, tanto os sistemas embarcados como o que hoje se chama de TI estavam engatinhando e pouquíssima gente dominava o assunto.  Cristaldo era bom no que fazia e, por isso, tinha uma empresa individual para consultoria de software.  Acontece que ele usava as instalações do IAE como escritório de sua empresa.  Gastava boa parte do seu tempo atendendo os clientes por telefone e trabalhando em seus projetos pessoais.

No dia 13 de Agosto de 1987 (segunda-feira) logo no início da manhã o chefe da subdivisão de controle me chamou e me comunicou que estava saindo para fazer pós graduação na França e me perguntou se eu aceitaria a chefia da subdivisão.  Eu já tinha quase 9 anos de experiência profissional e já estava fazendo a tese de doutorado.  Assim, me julguei apto ao desafio e aceitei.  Em seguida fomos ao chefe da divisão que chancelou a troca.

Desci as escadas num misto de alegria e preocupação e a primeira pessoa que encontro foi Embromélio.  Ainda com as emoções afloradas pela notícia da promoção, sem pensar um segundo, me dirigi a Embromélio e disse:  “A partir da semana que vem estarei assumindo a chefia da subdivisão.  Aquela sua conversa, de que não faz as coisas porque não lhe deram as especificações, acabou.  Eu sei exatamente o que você tem que fazer e vou passar para você e vou cobrar sua execução.”  Curiosamente essa foi a última vez que o vi.  Semanas depois eu soube que ele havia dado baixa da Força Aérea.

Naquele tempo estávamos em plena campanha de lançamento do SONDA IV –V03, que levaria um módulo de controle digital para basculamento da carga útil, como prévia da manobra que seria a injeção em órbita no VLS.  Evidentemente, o software era o ponto vital.

Devido ao envolvimento de Cristaldo com sua empresa, o trabalho sob sua responsabilidade começou a se arrastar colocando em risco a data de lançamento.  Procurei o chefe da divisão e comuniquei o que estava acontecendo e lhe disse que queria a demissão de Cristaldo assim que a campanha de lançamento terminasse.  A resposta dele me surpreendeu: “Mas nós nunca fizemos isso antes !!”  Repliquei na hora: “então vamos começar agora, onde que eu assino?”

Essa conversa, que deveria ser reservada, chegou aos ouvidos de Cristaldo que no mês seguinte pediu demissão e nunca mais tive notícias dele.

Após quase nove anos de ver pessoas terem atitudes que eu considerava antiéticas e atrapalhar o trabalho coletivo, eu tinha alguma chance para mudar as coisas.  Eu não iria permitir que acontecesse debaixo da minha autoridade.  Sim, estava na hora de limpar a área.

Chega de quererem fazer do serviço público a casa da mãe Joana, que apesar do nome fofo significa prostíbulo ou puteiro.  Eu estava disposto a dar o meu melhor para ter uma gestão impecável e produtiva.  Não fazia idéia do que viria pela frente.

Comentários

  1. Prezado Waldemar, já começo a imaginar o que você deve ter passado: fofocas, enrolação, desculpas... Se fosse uma empresa privada, Embromélio e Cristaldo nunca teriam pisado lá. Iriam trabalhar em algum teatro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO