CARTÃO de PONTO

 No período que estive no IPD/CTEx não havia controle de frequência. Naquela época eu nem imagina que isso existisse, já que na minha mente eu não faria mais que minha obrigação em estar presente no trabalho para fazer jus ao meu salário.  Além do mais como íamos de transporte providenciado pelo Instituto todos estavam lá.  Quando alguém precisava se ausentar por algum motivo, se dirigia ao chefe e comunicava.

Quando me mudei para o IAE notei algumas diferenças nessa questão.  Alguns indivíduos simplesmente não cumpriam o horário convencionado – que mudou diversas vezes.  Na verdade, o controle de frequência sempre foi uma questão controversa no IAE.

Nos primeiros anos isso não era um problema, pois havia um engajamento muito grande - pelo menos nos setores eu que eu tinha contato.  Vez por outra, entretanto, aparecia alguma determinação para controle de presença. 

Até que apareceu um cartão de ponto.  Esse deveria ser preenchido pelo próprio funcionário e entregue na secretaria da divisão ao início de cada mês.  Isso gerou muita discussão. 

Acontece que o tal cartão era simplesmente preenchido na hora de ser entregue com os horários totalmente fictícios - inventados na hora pra não ficar muito padronizado.  Verdadeiro estelionato coletivo.

Por alguns meses eu preenchi o famigerado cartão.  Mas minha consciência sempre reagiu ao fato de agir errado para consertar outro erro – dois erros não fazem um acerto.  Assim decidi não mais preencher o cartão de ponto e não falei nada para ninguém.

Mais de seis meses depois, em uma reunião dos chefes de subdivisão com o chefe da divisão, o assunto do cartão de ponto voltou à baila.  Antes que a conclusão caminhasse para o mesmo veredito – deixa como está pra ver como fica – eu tomei a palavra e disse:  esse cartão é uma farsa, não serve pra nada.  Faz 6 meses que não entrego o meu e ninguém notou.

Houve um certo silêncio constrangedor e depois o chefe da divisão solicitou que eu voltasse a preenchê-lo, antes que alguém viesse a reclamar.  A secretária, que era encarregada de processar aquela inutilidade, ficou inquieta pois caberia a ela ter detectado a minha ausência.  A partir daí, todo primeiro dia do mês, ela ligava pra mim cobrando o cartão de ponto.  Poucos meses depois o cartão de ponto foi suspenso.

Muitos anos depois, utilizando-se da tecnologia, passou-se a cobrar digitalmente a presença com a utilização do crachá com código de barras.  De fato, muito eficiente a menos que diversas pessoas passaram a ir bem cedo no instituto passavam o crachá e depois iam embora só voltando ao final do expediente para o mesmo procedimento. 

Passaram a utilizar de câmeras para inibir esse procedimento e não adiantou.  Eu mesmo, solicitei o desconto de salário de um funcionário que faltava costumeiramente e nunca soube que isso tenha acontecido.

Como disse Antônio Ermírio de Moraes,  toda regra tem que estar acompanhada de punição, caso contrário não é regra é conselho.  Tipo assim: olha eu acho que você deveria cumprir o expediente mas se não cumprir tudo bem, eu apenas vou ficar triste.

Sou favorável à responsabilidade pessoal.  Se alguém acha que tem direito a receber salário sem a obrigação de dar expediente, não adianta colocar cartão de ponto, gastando uma enorme energia administrativa.  Essa pessoa deveria ser demitida.  Infelizmente a legislação do servidor público torna isso praticamente impossível.

Comentários

  1. Cartão de ponto é ineficiente. O ideal é que o gestor e que cada um se comprometa com o resultado individual e da sua equipe. Quem não se adequar, logo logo pede pra sair.

    ResponderExcluir
  2. Ponto é um negócio complicado, muitos chegam e saem na hora certa, mas ficam jogando ou conversando o tempo todo.
    Já aconteceu comigo de ficar em casa para trabalhar, pois as ferramentas de casa eram melhores que as do trabalho.
    Infelizmente a avaliação de desempenho é um sonho distante.

    ResponderExcluir
  3. Como foi mencionado no texto o que resolve eh o engajamento da equipe e isto depende do chefe que deve “vender “ isto ao subordinado
    O resto eh conversa!!

    ResponderExcluir
  4. Perfeita colocação sobre o sistemas de ponto. Eu nunca entendi a utilidade, se a pessoa se ausenta e ninguém nota diferença, pra que ela está contratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk, é isso. '-Vocês lembram do fulano?
      - Aquele que participou do amigo oculto, ano passado?'

      Excluir
  5. Prof
    Fale sobre o sistema de controle do SondaIV.

    ResponderExcluir
  6. Em 1987 os Estados Unidos avisaram que não iriam mais fornecer nem dar manutenção para as plataformas MIDAS de tecnologia cardã (ou gimbal) que eram utilizadas no SONDA IV. Então, prevendo que nossa última MIDAS pudesse apresentar defeito eu disparei o processo de desenvolvimento de uma plataforma de atitude tipo strapdown que chamei de PAS - plataforma de atitude solidária. O grande gargalo tecnológico, na época, era que essa plataforma teria um processador digital e nunca havíamos feito nenhum. Depois em conto mais em um futuro post.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO