MILAGRE – parte 1

Esse, sem dúvida, é o episódio mais dramático de minha carreira e foi resolvido com um verdadeiro milagre.  Como é um tanto logo descrevê-lo, será divido em 2 posts.

Em 1986 havíamos feito uma viagem ao CNES (vide post “aprendendo com quem sabe”) para receber orientação sobre o projeto VLS.  Estava previsto (eu não sabia disso) uma revisão preliminar do projeto para 2 anos depois no IAE.  O que de fato aconteceu em setembro de 1988.

Acontece que, naquele período, todo o grupo de controle estava envolvido nos lançamentos dos protótipos 03 (novembro de 1987) e 04 (previsto para 1988 mas lançado em março de 1989) do SONDA IV.  Não havia a mínima condição de pegarmos nos estudos de projeto do VLS.

Quando a equipe do CNES chegou, nem eu nem ninguém da minha equipe participou das reuniões da tal revisão preliminar.  O gerente do VLS designou nada menos que Kruger, para representar as redes elétricas e o controle.

Como fiquei sabendo nas semanas seguintes, a tal revisão foi um fiasco no que dizia respeito às redes elétricas e controle e que Kruger foi rispidamente questionado do porquê não ter apresentado nada que justificasse a presença da equipe francesa no Brasil.  Essa humilhação deixou Kruger muito irado e, é claro, tinha que colocar a culpa em alguém – no caso eu. 

Tivemos então uma reunião na minha sala onde ele me acusou, de forma extremamente agressiva e grosseira (com palavrões), de estar sabotando o trabalho dele.  Respondi (bastante tenso mas com calma) que o sistema de controle não era responsabilidade dele e sim minha e da minha equipe.  Que o trabalho não havia sido feito porque não tivemos tempo para fazê-lo.  Durante a reunião fui anotando todas as acusações que ele me fazia.  Após sua saída da minha sala, preparei uma parte para o meu chefe, o engenheiro Calderaro (nome fictício), descrevendo o ocorrido e me defendendo de todas as acusações feitas.

Na semana seguinte houve uma reunião com os 3: eu, Kruger e Calderaro.  Nessa reunião Kruger reiterou suas acusações (agora de forma mais educada) as quais rebati agora com mais energia.  Disse que ele não era meu chefe e que se quisesse solicitar alguma coisa deveria seguir a hierarquia.  Ele disse que eu o estava fazendo de menino de recados.  Repliquei que não era nada disso e que ele deveria ter mais respeito pela minha pessoa e como profissional.  Ficou acertado que, a partir daquela semana, haveria reuniões semanais com Kruger para que ele acompanhasse os estudos do VLS.

Na primeira reunião (havia outros engenheiros) apresentei um plano de trabalho para que pudéssemos levar as atividades do SONDA IV e do VLS concomitantemente e foi bem aceito.  Na semana seguinte eu viajei para os Estados Unidos (viagem programada com meses de antecedência) para visitar 2 grandes empresas que faziam os foguetes para a NASA e a Contraves que fazia mesas rotativas de precisão.

Não consegui dormir direito durante a viagem e já começava a sentir os efeitos do stress.  Na primeira reunião após meu retorno, fui recebido com toda a grosseria por Kruger dizendo que nada havia sido feito (claro eu estava em outro país).

Comecei a passar mal e fui parar no pronto-socorro com meu primeiro pico de pressão alta.  Foi quando decidi dar um basta naquela situação – ele não iria parar.  Eu não iria mais aceitar o tratamento absurdo que estava me sendo dado por alguém tão desqualificado para a função que exercia.  Eu estava decidido me demitir do IAE, mesmo sem ter nenhum emprego à vista.

Naquele fim de semana, resolvi procurar o Coronel Chaves – o mesmo que havia me contratado 3 anos antes.  Conversei com ele e lhe contei tudo o que estava acontecendo.  Havia parado minha tese de doutorado pois a dedicação ao programa espacial estava me absorvendo completamente.  Apesar de tanta dedicação estava sendo tratado de forma abusiva e considerado relapso.

Chaves, que conhecia Kruger bem antes de mim, ouviu tudo com muita calma e me fez uma proposta.  Sair da divisão de Instrumentação e Controle e ir para a divisão de Sistemas Bélicos da qual ele era o chefe.  Lá eu poderia voltar a me dedicar à tese de doutorado e auxiliar nos projetos que estavam em andamento lá.  Gostei da proposta e combinamos que eu poderia começar imediatamente.  Isso era um domingo.

No dia seguinte, na primeira hora do expediente, procurei o engenheiro Calderaro e lhe perguntei de forma bastante simples e objetiva se ele concordava com o que estava acontecendo.  Ele tentou ficar em cima do muro e eu lhe dei um xeque-mate.  Estava apresentando minha demissão do cargo e solicitando minha imediata transferência para a divisão de Sistemas Bélicos, onde o chefe já havia sido informado. 

Sai da sala, preparei a parte com a solicitação de transferência.  Após o almoço, esvaziei minha sala e deixei o prédio no final da tarde.

Essa foi uma das muitas atitudes que tomei em minha vida baseado em convicções e não em conveniências.  Não fazia idéia do que estaria à minha frente.  Mas o melhor estava por vir.

Comentários

  1. Prezado Waldemar,

    O que mais estranho é deixarem um camarada como aquele dentro de um instituto de pesquisa de ponta. A descrição que destes no artigo anterior me lembrou aquele chefe da Luftwaffe, marechal do ar, gorducho que andava com um uniforme todo branco, e um bastão na mão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO