PROMOÇÃO ADIADA

Conforme já mencionado nos posts anteriores, o início da década de noventa foi um tempo muito difícil com relação à sobrevivência pois os salários estavam muito baixos.

As promoções normalmente eram feitas nos finais de ano, seguindo o critério das avaliações feitas naquele ano.  Entretanto, o próprio regulamento das promoções previa a promoção imediata daqueles que auferissem alguma titulação.  Assim, logo que defendi minha tese de doutorado no início de 1991, eu encaminhei um documento formal solicitando minha promoção.  Na solicitação tive o cuidado de dar a previsão legal para a solicitação, citando o texto que mencionava o assunto.

A solicitação foi parar na mão do Ambrósio (o mesmo do post URGENTE) que respondeu, com certa rapidez, negando a promoção.  A justificativa para a negativa era que a promoção só poderia ser dada por uma comissão definida no próprio estatuto das promoções.

Procurei pessoalmente Ambrósio para me inteirar do assunto.  Que comissão seria essa, da qual eu nunca ouvira falar?  Ele me disse então que qualquer promoção só poderia ser dada por essa comissão.  Então lhe perguntei quando seria próxima data em que a comissão se reuniria.  A resposta me deixou boquiaberto:  a comissão nunca havia se reunido pois jamais havia sido formada.  Ou seja, a tal comissão não existia.  Era letra morta do regulamento.

Minha mente levou microssegundos para se perguntar:  se a comissão nunca existiu, quem decidia as promoções anuais de centenas de pessoas ??  Como ele poderia ter me respondido que eu deveria esperar por algo que não existia ?

Imediatamente percebi o que estava acontecendo.  Ambrósio era mais um idiota que, como uma pequena autoridade, tomava decisões sobre a vida alheia de forma totalmente irresponsável.  A quem interessava a atitude dele?  Não era ele quem decidia as promoções.  Ele só deveria encaminhar com o parecer do setor de pessoal.

Estaria protegendo a instituição?  Minha solicitação era justa e legal.  Teria que acontecer em algum momento.  Ele só estava adiando.  Empurrando com a barriga.  Teria ele algo pessoal contra mim ?  ou era só mais um preguiçoso inútil que não quer assumir responsabilidades ?  Nunca saberei.

Não passou muito tempo o instituto decidiu, dar 3 níveis verticais de promoção para todos, com forma de reajuste salarial.  Com isso fui parar no topo da carreira e, até minha aposentadoria em 2015, nunca mais fui promovido (tendo apenas reajustes salariais).

Fica muito claro que nem regulamentos claramente definidos impedem a sua manipulação.  Se quero alguma coisa (justa ou não) passo por cima do regulamento.  Quando não quero, invento uma desculpa esfarrapada baseada no regulamento e fica por isso mesmo.   

Desculpa esfarrapada faz parte da falsidade social, muitas pessoas acham que a cara de pau de uma argumentação fajuta é mais barata que a ética.

Comentários

  1. Esse tipo de decisão, me lembra muito de um lugar onde trabalhei. Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte pra gente. Isso ajuda criar uma cultura de mais responsabilidade

      Excluir
  2. "Desculpa esfarrapada faz parte da falsidade social". Conclusão magistral.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO