RÉGUA DE CÁLCULO

Recentemente participei, on-line, da comemoração de 28 anos da Agência Espacial Brasileira.  Nela foram homenageadas várias pessoas que contribuíram com o programa espacial.  Um deles foi o Coronel Valter Carrara com quem tive a satisfação de trabalhar por muitos anos.

Quando cheguei no IAE em 1985, Carrara já estava na reserva e trabalhava como civil.  Era um sujeito sério e linha dura.  Claro que muitos não gostavam dele por esses predicados. Ele me propiciou uma espécie de mantra que passei a usar na minha vida profissional.

Nessa época, Carrara era o chefe do setor de informática do instituto e o responsável pelo provimento dos meios de computação para os pesquisadores.  O avanço da tecnologia era tão rápido que todos os anos haviam computadores cada vez mais velozes e, portanto, mais cobiçados.

Um certo grupo de profissionais se dirigiu a ele para pressioná-lo a fornecer computadores novos para eles.  Como argumento, disseram que não conseguiam fazer os seus cálculos com os computadores que tinham porque seriam muito lentos.  A resposta de Carrara foi avassaladora:  a bomba atômica foi feita com régua de cálculo !!   Com esse argumento, a conversa se encerrou.

O que ele quis dizer com isso ?  Sim, é claro que a bomba atômica foi feita sem o uso de computadores.  Mas não era uma lição de história que ele estava querendo dar.  Ele estava mostrando, de uma forma muito contundente, que o argumento de que não fazer o trabalho devido a ferramentas mais antigas não passava de uma desculpa esfarrapada.

Mencionar o uso de régua de cálculo para um projeto tão significativo remonta o esforço de guerra para o qual as pessoas davam o melhor de si.  Essa comparação é muito adequada para confrontar aqueles que não querem se esforçar em nada para alcançar os objetivos institucionais.  Em vez disso, o esforço que fazem é arrumar um sem número de desculpas e argumentos tolos para justificar sua baixa produtividade.

Em minha vida profissional, utilizei dessa frase muitas e muitas vezes pelo mesmo motivo.  Eu mesmo me vi com recursos inadequados para realizar as tarefas sobre minha responsabilidade e me lembrava disso.  Me ajudou a superar aquelas dificuldades e prosseguir até alcançar os objetivos. 

Claro que seria ideal ter as melhores ferramentas disponíveis.  Porém, vivemos em um mundo real e desafios precisam ser enfrentados com o que temos em mãos,  afinal a bomba atômica foi feita com régua de cálculo.  

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” José de Alencar

Comentários

  1. A medida que as ferramentas avançam, o domínio da tecnologia pelas pessoas diminui.
    Assumo, com muita tristeza, que não sei calcular um filtro analógico refinado, mas ainda sei interpretar os resultados de forma sólida.
    Já presenciei casos piores, onde o operador não era capaz de avaliar se o resultado da simulação estava coerente.
    Bem, o assunto é polêmico, pois a última vez que calculei um filtro, foi em uma prova na graduação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO