A.R. Proposta Inadequada

A primeira viagem à Russia terminou de forma inusitada.  Eu havia participado de diversas reuniões técnicas, principalmente para discutir a compra de uma plataforma inercial para o VLS.  Eles tinham plataformas enormes que eram utilizados nos veículos lançadores deles.  Eu as chamava carinhosamente de caixote de laranja (era o que pareciam).  Em nossa última reunião, após conclusão sobre as especificações, ficou acertado de que enviariam um orçamento, o mais breve possível.

Logo depois do nosso retorno ao Brasil, recebemos uma carta do Morozov com uma desculpa muito esfarrapada sobre a conversa de mandar um orçamento para a plataforma inercial.  Dizia ele que era devido à dificuldade do idioma.  Também disse que não poderia fornecer uma plataforma inercial pois ela se inseria em um sistema para a qual não se adaptaria ao nosso.

Como conclusão, estaria sim disposto a oferecer que eles fizessem todo o sistema de controle, incluindo os equipamentos e a própria rede elétrica, por um custo de 30 milhões de dólares.

Evidentemente que tal proposta foi rechaçada imediatamente.  Não entro nem no mérito do valor.  A proposta era completamente inadequada pois ia contra os principais objetivos do projeto, que era o desenvolvimento de tecnologia nacional.  Se eles iriam fazer para nós, o que iríamos aprender com isso?  Que desenvolvimento real isso iria nos trazer?

Lembro na época que fiz uma brincadeira com respeito à proposta.  Seria mais fácil, comprar logo um veículo inteiro e pintar a bandeira do Brasil dizendo que era nosso (afinal nós compramos então é nosso – só que não).

Até mesmo a análise do nosso projeto de controle (preliminary design review) não nos trouxe nenhum benefício ou orientação, salvo a dica do Baskakov (vide post conhecimento secreto).  Acho mesmo que sua atitude estava ligada ao fato de que ele sabia que nada seria fornecido, embora o serviço de análise tivesse sido pago.  Eles queriam impor algo que não havia sido pedido nem era do nosso interesse.

Curiosamente, parece que isso fazia parte da cultura deles - eles decidem o que é bom para você.  Quando fui em restaurante de um hotel internacional, o atendente (acho que era o maitrê) chegou à mesa nos cumprimentou e depois se retirou.  Após algum tempo, perguntei para a intérprete onde ele havia ido pois eu queria pedir o cardápio.  Ela respondeu que ele já estava preparando nossa comida.  Como assim ? Perguntei eu.  Ela respondeu, ele escolhe o cardápio que irá lhe oferecer analisando sua aparência.  Diante disso exclamei: chame-o imediatamente! onde já se viu que alguém vai decidir o que eu vou comer...  O Maitrê retornou com uma cara de poucos amigos mas conseguimos comer o que escolhemos (só não sei como foi preparado).

Hoje não tenho certeza se a decisão de oferecer apenas o sistema completo tenha sido apenas dos russos.  Bem provável que a empresa brasileira que intermediava o negócio estivesse por trás disso, querendo ganhar muito dinheiro sem deixar quase nada em troca.  Não seria a primeira nem a última vez que eu veria brasileiros prejudicando seu próprio país em troca de dinheiro.

Mas, nesse caso específico, a história teve um final feliz porque encontramos outra empresa que iria nos fornecer a tão desejada plataforma.  Começaria, então, a maior de todas as aventuras russas.

Comentários

  1. Brasileiro tem que ser malandro por questões culturais, acredito que por lá a malandragem se tornou algo mais importante para a sobrevivência.
    No final das contas, certamente tinham malandros nas duas pontas.
    Realmente se precisar que funcione de primeira é melhor comprar, como o SGDC, se não pode dar errado, compre.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma saga! Pra quem só viu o lançamento do VLS, sequer tem noção do q houve nos bastidores...
    Ansiosa pelas cenas dos próximos capítulos!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, a dinâmica inovadora da empresa integradora está relacionada à capacidade de gestão de P&D compartilhada, entre ela e os parceiros e talvez este também pode ter sido um dos pontos do fornecedor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO