MORAL DE BANDIDO

 No final da década de 90, um aluno meu da Universidade Braz Cubas me contou um episódio lamentável.  Ele trabalhava como professor de nível médio de uma escola municipal em Mogi das Cruzes.  Em um certo dia, ao chamar a atenção de um aluno que não se comportava bem, esse aluno lhe deu um tapa na cara.

Após a confusão que se sucedeu o tal adolescente foi levado para a diretoria.  A diretora também chamou o professor agredido (meu aluno) e, na frente do infrator, ela disse: “farei o que você (o professor) decidir !”  O professor então diz: “Não quero que ele seja punido apenas que peça desculpas.”

O aluno presente, então, saiu com essa: “eu ?  pedir desculpas ? e como fica minha moral ?”

Não sei como terminou o episódio mas esse história até hoje me causa náuseas.  Há nela uma séria de eventos absurdos.  O primeiro é o fato de um adolescente se atrever a agredir um professor.  O segundo é a atitude ridícula da diretora que, em vez fazer uso da sua autoridade para tomar uma decisão, ela expõe o professor diante do infrator (ele era a vítima e passaria a ser o carrasco).  Assim, ela não teria nenhuma responsabilidade diante do que estava acontecendo.  Em terceiro, a atitude do delinquente que, tendo a oportunidade de se redimir, mostra sua verdadeira índole.

Ele estava preocupado com sua moral ??  Ora, ele não estava se referindo ao significado correto de moral - conjunto de valores, individuais ou coletivos, considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens.  Ele precisava manter a pose de que agredia quem quisesse ou quem fosse que o desrespeitasse.  Ele estava se referindo à sua fama, ou seja, moral de bandido! 

Um triste começo de vida para um jovem.  A menos que tenha tido uma mudança radical, quantos crimes deve ter cometido nesses quase 25 anos (isso se ainda estiver vivo) ?

Um episódio como esse seria impensável quando cursei o ensino médio 50 anos atrás.  O que aconteceu com nossa sociedade ?  Esses fatos não aconteceram no anonimato.  Foram divulgados e, por algum tempo, motivo de surpresa e indignação.  Até se tornarem corriqueiros.  Como foi que permitimos que eles acontecessem e se multiplicassem ?  Fomos repentinamente invadidos por ETs que trouxeram com eles o virus da maldade ?

Hoje vejo que o principal motivo foi a omissão !  Nós nos calamos diante do mal que, pouco a pouco, foi se infiltrando em nossas escolas, em nossa vizinhança e finalmente chegou dentro da nossa casa.  Olhávamos para esses acontecimentos e, talvez, esperássemos que alguém fizesse alguma coisa.  Mas nós, como sociedade (e eu me incluo nisso) não fizemos nada.  

Fomos paulatina e astuciosamente convencidos de que somos um país sem seriedade e sem passado.  Após assistir ao excelente documentário “Brasil - A Última Cruzada” tive a convicção e motivação que precisamos reconquistar nosso país.

“Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados.” Edmund Burke

Comentários

  1. Antes tinham ladrões, traficantes e drogados analfabetos. Hoje são formados ladrões, traficantes e drogados com ensino médio (mesmo sem aprender nada), pois são obrigados a estar presente na escola, senão os pais serão punidos pela justiça. Mas durante esses anos na escola, ficam causando o caos impunemente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO