CUMPRINDO MINHA OBRIGAÇÃO

 Após a entrega contratual das plataformas inerciais, a empresa Russa que as produziu nos comunicou que não teria mais condições de fornecimento.  O motivo alegado era o desmantelamento do parque industrial que era utilizado para produzi-las.  Assim, achar um outro equipamento para o VLS era mandatório.

Como responsável pelo sistema de controle, comecei a procurar em empresas europeias alguma que pudesse nos fornecer.  Uma delas era a SFIM francesa que produzia uma plataforma inercial baseada em tecnologia de fibra ótica (a plataforma russa era totalmente mecânica).

Em julho de 2001 eu fui convidado para dar uma série de palestras na pós-graduação da Universidade de Glasgow, durante 2 semanas.  O representante brasileiro da SFIM, sabendo disso, agendou que eu pudesse ir até Paris durante o fim de semana entre as palestras para conhecer in loco o equipamento oferecido.  A viagem foi totalmente custeada pelo British Council / FAPESP e a ida a Paris  pela SFIM, sem nenhum prejuízo para a missão, muito menos para o IAE.

Gostei bastante do equipamento.  Tinha as especificações adequadas para o controle do VLS e o preço era menor do que a plataforma russa.  Trouxe em mãos, então, uma proposta comercial de fornecimento de algumas unidades.

Ao chegar no IAE, encaminhei a proposta para a direção do CTA, através dos caminhos burocráticos normais do IAE.  Naquela época, era a direção do CTA que fazia esse tipo de aquisição.

Na mesma semana, fui convocado para uma reunião com a gerência do VLS sobre o assunto.  Imaginava eu que seria uma reunião técnica, mas não foi.  Para minha surpresa a sala tenha uma meia dúzia de pessoas.  Uma delas era o então gerente do VLS que tinha uma característica ímpar: entrava mudo e saía calado.  A reunião foi conduzida por ninguém menos que KRUGER.  Aquele personagem maligno da vida profissional, que já foi assunto de diversos posts.  Ele havia me deixado em paz nos últimos anos e quando surgiu uma oportunidade colocou as garras de fora.

Kruger tomou a palavra, segurando nas mãos a proposta técnica, e com a grosseria habitual me perguntou: “com ordem de quem você foi à França atrás dessa proposta ?” 

O que ele não esperava é que eu já estava muito mais maduro desde de nossos últimos embates e, principalmente, após o sucesso do sistema de controle dos 2 VLS que haviam voado (1997 e 1999) eu não tinha nada a provar para ele.  Respondi com muita firmeza e indignação: “eu não preciso de ordens para cumprir a minha obrigação!”  Mostrei então o organograma técnico do VLS, onde meu nome aparecia como responsável pela plataforma inercial.  Expliquei também que se tratou de aproveitar a oportunidade de eu já estar em missão próximo do local e sem prejuízo da missão.

Todos os presentes concordaram com minha explicação menos Kruger que tentou ainda provocar dizendo que eu deveria ter comunicado antes à chefia.  Nessa hora eu perdi a paciência com aquela situação esdrúxula.  Eu estava sendo questionado por fazer bem feito aquilo que era minha obrigação, sob a alegação de que eu precisaria receber ordens para fazê-lo.  Então respondi rispidamente:  “ora isso é apenas uma proposta, se você não está satisfeito, enrole o documento e o enfie no ***”.  O silêncio foi geral e a reunião se encerrou para pensar à respeito.

Alguns dias depois recebi a orientação de fazer uma procura mais extensiva de fornecedores.  O que fiz e, posteriormente, foi ignorada.  Acabou que a atitude de Kruger, em sabotar meu trabalho, teve um lado positivo. Pois, como anos depois, o projeto VLS foi encerrado, fez-se então, uma economia não comprando novas plataformas inerciais. 

Hoje, olhando para trás, fico pensando que talvez ele estivesse achando que eu poderia estar tendo algum interesse escuso com aquela atitude (vide post Todo Mundo).  Recebendo alguma vantagem financeira se o instituto viesse a adquirir o equipamento - certamente, não era o caso.  Mas ele via com os olhos de quem sempre vê a maldade nas coisas, embora eu nunca tivesse dado motivo para isso.

São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.  Lucas 11:34

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMEM DE CONFIANÇA

SABOTADOR

BARATO QUE SAI CARO